Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/20 às 19h23 - Atualizado em 15/01/21 às 12h09

Questões urbanas na transmissão do novo Coronavírus: análise do DF

Estudo da Codeplan subsidiou publicação que aborda transmissão da Covid-19 a partir do recorte urbano

 

A Revista Brasileira de Estatística, vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicou nesta quarta, 16, edição especial de dois volumes intitulada “O uso da estatística para a compreensão das dinâmicas sociais e econômicas da Covid-19”, que traz artigos com intuito de promover reflexão das dimensões sociais e econômicas da Covid- 19 através de estatísticas públicas.

 

O capítulo chamado “Questões urbanas na transmissão do novo Coronavírus: análise do Distrito Federal” foi produzido pela equipe da Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais (DEURA), e tem por objetivo identificar as áreas de maior vulnerabilidade à propagação do novo coronavírus no DF. Uma vez que a identificação dessas regiões vulneráveis permitirá a elaboração e o desenvolvimento de políticas públicas para reduzir o alastramento da Covid-19.

 

No estudo são apontados quatro indicadores, baseados na disponibilidade de dados e características urbanas que podem favorecer a transmissão do vírus, gerados através de dados da Pesquisa Distrital por Amostra a Domicílios (PDAD). Também foi constatada a relação entre a vulnerabilidade e renda, observando-se que quanto mais alta a renda menor a  vulnerabilidade.

 

“O Índice de Vulnerabilidade Urbana de exposição ao Covid-19 (IVU) calculado para o DF aponta às ausências de infraestrutura urbana e habitacionais pelas quais as populações de determinadas Regiões Administrativas se apresentam mais suscetíveis a contaminação por Covid-19. O GDF, em várias esferas, agiu para minimizar os impactos dessas vulnerabilidades por meio de escalonamento de horários de funcionamento das atividades econômicas, renda mínima e garantia de abastecimento de água mesmo sem o pagamento da conta”, esclarece Cecília Sampaio, Gerente de Estudos Urbanos da Deura.

 

Acesse aqui a Revista Brasileira de Estatística.

 

Reportagem: Kaszenlem Rocha, com supervisão de Renata Nandes

Fotos: Divulgação HRAN, Agência Brasília

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br