Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/18 às 15h50 - Atualizado em 29/10/18 às 12h14

Respeitem o IBGE!

Júlio Miragaya
Presidente da Codeplan e Diretor Científico da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística

 

O IBGE tem sido atacado nos últimos dias de forma inescrupulosa, desde quando divulgou nota retificando dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar, a PNAD 2013. Setores da mídia, políticos e até mesmo candidatos à presidência vêm insinuando que dados publicados pelo IBGE estejam sendo manipulados em favor do governo.

 

Trata-se de um ato de total leviandade, pois o que ocorreu foram pequenas alterações nos dados referentes a quatro informações principais, sendo que, em dois casos, as correções dos dados revelaram números favoráveis ao governo, e, nos outros dois, desfavoráveis. Como afirmar, então, que as correções foram feitas para favorecer o governo?

O IBGE tem dado sucessivas demonstrações de isenção política ao divulgar dados com resultados desfavoráveis ao governo, como o desempenho do PIB trimestral e a taxa de inflação mensal. E em nenhum momento tais dados foram questionados como inverídicos.

 

O IBGE possui corpo técnico da mais alta qualificação, que ingressou por concurso público. A insinuação de manipulação de dados é um total desrespeito aos seus servidores.

 

Apenas profissionais envolvidos com a produção e disseminação de dados estatísticos sabem que erros são passíveis de acontecer, especialmente se as condições laborais comportam acúmulo de trabalho para fazerem frente ao aumento da demanda por pesquisas e estudos e forte pressão pela obediência a prazos apertados, num contexto de equipes técnicas reduzidas e de sucessivos cortes orçamentários.

 

Há que se lamentar também a nota emitida pelo Ministério do Planejamento, que não fez a devida defesa do IBGE, órgão a ele subordinado. O IBGE, fundado em 1937, é uma instituição de Estado, que serve à sociedade brasileira e não aos governos constituídos a cada quatro anos, e deve ser respeitado como tal, sem leviandade e sem hipocrisia.

 

Jornal de Brasília, 25 de setembro de 2014

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br