Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/07/06 às 21h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h47

SECOP 2006 é lançado em Porto Alegre

(04/07/2006 – 18:24)

Foto:Ricardo Jaeger
000000031Porto Alegre, 04 de julho de 2006 – Autoridades e imprensa prestigiaram hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão Pública (SECOP). O encontro ocorreu pela manhã no Átrio do Santander Cultural. “A importância que representa hoje a TIC na gestão pública nos alça à condição de protagonistas de um processo que resultará no Estado do Futuro, e onde a eficiência dos serviços e a agilidade no atendimento à população serão apenas conseqüências naturais”, destacou Carlos Alberto Pacheco de Campos, diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS). O SECOP 2006 se realizará de 02 a 04 de agosto no Centro de Convenções da FIERGS.  
 
Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), o Seminário irá abordar o protagonismo da TIC no Desenvolvimento Econômico e na Inclusão Social. No final do encontro, será elaborada uma proposta de diretrizes nacionais para o setor público. O documento será posteriormente entregue aos candidatos às sucessões presidencial e estadual. “Quanto mais o gestor público investir em TIC, maiores recursos ele obterá para aplicar em áreas que afetam diretamente a vida dos cidadãos, como saúde, educação e segurança.”, afirma Ademir Milton Piccoli, diretor comercial da PROCERGS. Palestrantes nacionais e internacionais já estão confirmados no SECOP 2006. Sung Gul Hong é professor de administração pública na Universidade de Kookmin, na Coréia do Sul, com várias publicações em livros e jornais sobre a indústria de tecnologia da informação. Estão confirmadas também palestras com Linda Strick, do Instituto Fokus (Alemanha) e Alejandra Ciurlizza e Jorge Lezama, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CONCytec (Peru).  
 
Na abertura do evento, 02 de agosto, será feita a entrega do V Prêmio Excelência em Governo Eletrônico/ e-GOV. Criado em 2002 pela ABEP, o prêmio incentiva o desenvolvimento projetos e soluções voltadas para o governo eletrônico nas administrações públicas. O SECOP terá ainda a realização de oficinas interativas que apresentarão conceitos básicos de temas atuais da área. Durante o evento, empresas privadas também irão apresentar soluções em TIC para a área pública.  
 
Sobre o SECOP
Originalmente chamado de Seminário de Coordenação em Processamento de Dados, o evento foi realizado pela primeira vez em Fortaleza/CE, em 1973. Criado para ser um fórum de debates sobre problemas inerentes aos órgãos prestadores de serviços de processamento de dados de governos estaduais e de municípios de regiões metropolitanas, tornou-se, ao longo dos anos, um evento de grande importância do setor no Brasil.  
Desde 1986, quando assumiu o título de Seminário Nacional, agregando a participação dos órgãos federais, o SECOP passou a ser o principal fórum brasileiro para discussão dos modelos de informatização do setor público e do papel da tecnologia da informação no aperfeiçoamento da gestão pública e do atendimento ao cidadão. A partir de 1992, o SECOP passou a ser promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), realizando-se a cada ano em diferentes Estados da Federação.  
 
 
Serviço  
 
Promoção: Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP)
Realização: Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS) Patrocinadores confirmados: Brasil Telecom, Microsoft, Cisco Systems, Citrix, Telemar, Microlog, Oracle, SAP, AMD e Serpro
Apoio: Xerox, Corag, Procempa, Unisys, Consist, Computer Associates, Telsinc, Tecnhe
Produção e Organização: OPUS Assessoria e Promoções Ltda

Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP)

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br