Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/05 às 18h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h47

Secretaria de Educação e CODEPLAN lançam programa inédito no país

(15/06/2005 – 15:47)
 
A Secretaria de Educação vai lançar às 11h, desta sexta-feira, 17 de junho, no auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os novos programas de informática educativa daquela pasta. A cerimônia vai contar com a presença de autoridades do GDF, da CODEPLAN e da área de Educação, além de representante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, que vai assinar termo de doação de computadores daquele órgão para escolas da rede pública de ensino.
 
Para esse evento, um dos projetos mais esperados é o de educação à distância para jovens e adultos, o Educação sem Fronteiras, que será on line e destinado a alunos do terceiro segmento, isto é, alunos que queiram concluir o ensino médio via Internet, que tem o Governo do Distrito Federal como precursor em todo o país. Como parceira e executora, a CODEPLAN já instalou um laboratório com 35 micros em rede, ligado à GDFNET. Está em andamento a instalação de uma Infovia digital – banda larga -, para quase todas as escolas da Rede Oficial de Ensino permitindo a consolidação definitiva da Solução Integrada de Gestão Educacional – SIGE.
 
O público presente ao evento terá a oportunidade de conhecer, dentre outros, projetos de tecnologia educacional, já desenvolvidos nos laboratórios de informática das escolas, e também as novidades a serem implantadas na área de Tecnologia da Comunicação e Informação, como o projeto Informática Fundamental, que prevê a implantação de 80 laboratórios em escolas do ensino fundamental, na zona urbana e rural. Para esses laboratórios, a CODEPLAN fornecerá equipamento de baixo custo, sob medida.
 
Em 2004, os alunos do Centro de Ensino Fundamental Várzeas de Tabatinga, Núcleo Rural de Planaltina, já foram beneficiados. O projeto foi implantado pela CODEPLAN, permitindo às crianças o acesso à Internet, utilizando conexão por satélite. Em Tabatinga, o laboratório beneficia cerca de 600 alunos. Segundo a Diretora Regional de Ensino de Planaltina, Maria do Socorro Rodrigues, à época, ao discursar, disse que o laboratório seria um grande benefício para a comunidade, pois, mesmo sem telefone, a tecnologia permitiria o acesso à internet, o que iria ajudar os alunos no desenvolvimento dos estudos, principalmente na realização das pesquisas escolares.
 
Outras novidades a serem divulgadas são: o projeto Ponto com Leitura, que prevê a informatização do sistema de controle do acervo das 431 salas de leitura das escolas e pretende disponibilizar o acesso à Internet aos usuários dessas salas; um convênio com a Microsoft, que vai possibilitar a realização do programa Parceiros na Aprendizagem, para capacitar professores, permitir o licenciamento do uso dos sistemas operacionais WINDOWS 98 e 2000 aos computadores, que foram doados às escolas, e licenciar (a custo reduzido) o pacote de aplicativos MS OFFICE a todas as escolas da rede pública. 
 
Para completar o quadro de lançamentos, numa parceria da Secretaria de Educação com a NET, será garantido um espaço de duas inserções diárias para veiculação dos programas realizados pelo Canal E, da Secretaria de Educação, além da instalação de pontos gratuitos em 120 escolas. 
 
Mais informações pelo telefone: 234-3680. 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br