Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/15 às 20h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h47

Seminário aponta soluções para a área metropolitana

Cerca de cem pessoas participaram do Seminário Planejamento das Ações dos Governos do Distrito Federal e do Estado de Goiás para a Área Metropolitana de Brasília (AMB) ontem (22), no auditório do Tribunal de Contas do DF, fruto de iniciativa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Ao abrir o evento, o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, destacou que é necessário incorporar o debate dos municípios cada vez mais ativamente, compartilhando as experiências e as soluções que se têm construído. “Eu entendo que é um caminho importante para a gente trilhar”, pontuou.

O Seminário foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag-DF), a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan-GO) e o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB-GO) e teve como principal objetivo debater as questões metropolitanas e a cooperação federativa, para a melhoria e qualidade de vida dos moradores da AMB, pautou vários temas, sob a denominação dos seguintes temas gerais: Diagnósticos e Perspectivas da Matriz das Ações do GDF para a AMB; Apresentação dos instrumentos legais; e Desafios Federativos da Gestão Metropolitana.

Na Mesa de abertura, além do presidente da Codeplan, Lúcio Rennó, presentes a secretária de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Barreiro de Sousa Lemos, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, deputado Vilmar Rocha, o secretário de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás, deputado Thiago Mello Peixoto da Silveira, a presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília, a prefeita de Valparaíso de Goiás, Lucimar Conceição do Nascimento, e a assessora Especial para Assuntos do Entorno do Distrito Federal do Governo do Estado de Goiás, Sônia Chaves.

Ao finalizar o Seminário, com forte participação do público, Lucio Rennó afirmou que “a realização desses eventos é extremamente importante para aumentar os nossos conhecimentos e pensar soluções a partir dessas informações, desse diálogo. Vamos dar continuidade a essas questões para buscar soluções para a AMB”, enfatizou. O diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Bruno Cruz, também se pronunciou, agradecendo o empenho de sua equipe e a presença de todos.

Reportagem: Eliane Menezes , Ana Carolina Alves, com informações de Thiara Lima

Fotos: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br