Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/15 às 17h56 - Atualizado em 29/10/18 às 11h47

Seminário debate matriz econômica do ZEE-DF

Opiniões construtivas e convergentes marcaram o seminário de Desenvolvimento Sustentável e Indústrias no DF, realizado pela Coordenação Geral Técnica do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF), na última quinta-feira (20), no auditório da Fibra.

“Vimos muitas convergências de ideias entre as instituições. Foram levantadas questões objetivas, seguidas por propostas também objetivas. Acho que todos aqui concordam que a crise é uma oportunidade de crescer e melhorar”, declarou a Coordenadora Geral Técnica do ZEE-DF e Subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento (Suplan/Sema), Maria Sílvia Rossi.

A principal proposta do seminário foi debater a matriz econômica do ZEE-DF e as políticas ambientais. O evento contou com o apoio da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Um dos temas abordados foi a assimetria na distribuição da riqueza no Distrito Federal, mostrada tanto pela Pesquisa Domiciliar por Amostra de Domicílios -PDAD e Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED. Em 2013, por exemplo, PED, realizada pela Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do DF, Codeplan e Dieese, mostrou uma taxa de desemprego total do DF variando de 11,0% a 12,5%. Sobre esse tópico, o diretor de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan, Flávio Gonçalves, ao realizar o resumo do evento para autoridades presentes no encerramento, destacou que um das características do emprego no DF é a diferença do valor da mão de obra, principalmente dos salários entre o público e o privado. “Isso acaba inviabilizando muitas atividades econômicas no DF”, opinou ele.

Flávio Gonçalves acrescentou que uma das grandes conclusões é que se deve pensar o Distrito Federal como um território integrado aos estados do Brasil, assim como as cadeias produtivas presentes.

A água foi outro tema de destaque no seminário e como ela vem sofrendo com o aumento da demanda, fruto do intenso desenvolvimento urbano e crescimento populacional na região.

Foram apresentados, também, alguns estudos que visam à melhoria dos problemas socioeconômicos e ambientais, priorizando a sustentabilidade, além de cases de empresas do DF que já estão trabalhando de maneira sustentável: Bonasa Alimentos S/A; Athalaia Gráfica e Editora; e Dan-Heber Engenharia S/A.

Durante o evento, os presidentes da Fibra e da Codeplan assinaram contrato de patrocínio para o I Prêmio Codeplan de Monografias, com inscrições abertas até o dia 9 de novembro.

ASSINATURA

 

Pelo link, abaixo, estão disponibilizados 12 arquivos referentes às apresentações feitas pelos palestrantes do evento:
https://drive.google.com/file/d/0ByrB3ks-lFPrZ1RINGcxMmpIRk0/view?usp=sharing

Texto: Ana Carolina Alves e Nilva Rios
Fotos: Glaucia Braga (Fibra)

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br