Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/14 às 21h06 - Atualizado em 29/10/18 às 11h47

Seminário Eixo Brasília – Anápolis – Goiânia

“Eixo Brasília-Anápolis-Goiânia: O Modelo de Desenvolvimento com Inclusão Social e o Eixo como Novo Vetor de Expansão”

Datas: 02 de Junho das 9h às 18h
Local: UniCorreios

O Seminário Eixo Brasília – Anápolis – Goiânia, deve atrair um público alvo estimado em 300 pessoas – representantes dos órgãos dos governos municipais, estaduais e federais; instituições de ensino e pesquisa; entidades empresariais, sindicais e populares. O objetivo é debater as diretrizes de desenvolvimento de Goiânia, Anápolis e Brasília:

. o modelo de inclusão social e o Eixo Brasília – Anápolis – Goiânia como vetor de desenvolvimento e instrumento do crescimento econômico sustentável da região.
. os investimentos em logística necessários para capitalizar a localização privilegiada e alavancar o desenvolvimento econômico;
. estratégias para atração de setores industriais dinâmicos para o eixo Brasília – Anápolis;
. o potencial polo prestador de serviços para a 2º maior região agrícola do mundo;

O SEMINÁRIO
O Centro-Oeste tem sido, nas últimas quatro décadas, a região que apresenta o melhor desempenho econômico entre as macrorregiões brasileiras. A sua participação no PIB nacional, que em 1970 era de 3,8%, passou para cerca de 10% em 2013(R$ 480 bilhões).
A partir da fundação de Brasília em 1960, o processo de ocupação do oeste brasileiro ganhou uma dimensão ainda maior. A Capital tornou-se o epicentro da malha rodoviária nacional. Entre 1960 e 2013, a população da região quase sextuplicou e alcançou 18,2 milhões (9,0% do total nacional); a produção de grãos cresceu para 82 milhões de toneladas em 2013 (43,5% do total nacional) e o rebanho bovino para quase 93 milhões de cabeças no mesmo ano (44% do total nacional).

Nesta próspera região encontram-se duas das principais áreas metropolitanas do País, Brasília com 4 milhões de habitantes e Goiânia, com mais de 2,4 milhões, que juntamente com a aglomeração urbana de Anápolis (400 mil habitantes) formam o Eixo Brasília – Anápolis – Goiânia, com população de 6,8 milhões de habitantes e com um PIB de R$ 270 bilhões – o 3º maior mercado consumidor do País.

Há uma dupla polarização pela equivalência das duas metrópoles regionais separadas por uma curta distância: Brasília e Goiânia. A proximidade conduzirá, inevitavelmente, à consolidação de um forte eixo econômico, tendo Anápolis como ponto de interseção. Esse eixo se fortalecer com a duplicação da BR-060, que liga Brasília e Goiânia, da BR-153 entre Goiânia e Itumbiara, conectando as duas metrópoles do Centro-Oeste, por rodovia em pista dupla, com São Paulo, principal centro econômico nacional, e com os Estados do Sul e os países do Mercosul. Por outro lado, a execução do projeto de construção de um ramal do gasoduto Brasil – Bolívia, partindo de Araraquara (SP) em direção ao Triângulo Mineiro, e, daí, a Goiânia e Brasília, disponibilizaria uma nova e vantajosa fonte energética, ampliando a competitividade do “Eixo” na atração de investimentos, notadamente industriais.

PROGRAMAÇÃO

INSCRIÇÕES

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br