Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/12/19 às 17h02 - Atualizado em 15/01/20 às 11h30

Estudo sobre percepção de violência em escola

Estudo de caso avaliou sensação de segurança e percepção de violência no espaço escolar por alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental Doutora Zilda Arns, localizado no Itapoã.

 

Centro de Ensino Fundamental Doutora Zilda Arns (Foto: Reprodução/Facebook)

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal publicou nesta segunda-feira (23), um estudo de caso que investigou a sensação de segurança e percepção de violência no espaço escolar por alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental Doutora Zilda Arns, localizado no Itapoã. O estudo foi realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e motivado pela ocorrência de uma situação de violência dentro dessa unidade escolar em 2017.

 

Leia o Sumário Executivo

 

Acesse o estudo completo aqui

 

O estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo, com aplicação de questionários a 214 estudantes e 35 docentes, abordando fatores como perfil socioeconômico, sensação de segurança dentro e fora da escola, identificação de ocorrência de situações de violência no ambiente escolar, confiança dos alunos em profissionais da escola e na Polícia Militar, convivência com familiares, interesse em temas como igualdade racial, gravidez na adolescência e uso de álcool e drogas. Também foram analisadas informações do Censo Escolar 2017.

 

A partir dessa pesquisa, a Secretaria de Segurança Pública e a Codeplan puderam detectar aspectos relevantes para o desenvolvimento de ações que reduzam os efeitos do episódio ocorrido na comunidade escolar.

 

 

 

 

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br