Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/05 às 19h17 - Atualizado em 29/10/18 às 11h46

Telematrícula começa inscrever novos alunos

(21/10/2005 – 16:17)

seaci1Começa na próxima segunda-feira, dia 24, as inscrições de novos alunos na rede pública de ensino do Distrito Federal, através do serviço Telematrícula, telefone 156.  Os alunos inscritos pelo Telematrícula serão encaminhados para escolas mais próximas de sua residência, do seu trabalho ou do trabalho dos pais.
 
O Telematrícula foi criado em 1993 pela CODEPLAN, para atender demanda da Secretaria de Educação, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento à comunidade e eliminar as filas que se formavam às portas das escolas.
 
Neste ano, o período de matrícula vai de 24 de outubro a 27 de novembro. Os pais ou responsáveis podem ligar até de telefone público, mesmo que o cartão não tenha crédito, bastando inseri-lo para fechar o circuito. São dados importantes para a inscrição: nome do interessado, data de nascimento, nome da mãe e endereço com o CEP – Código de Endereçamento Postal. Os pais devem informar ao atendente do Telematrícula se o aluno tem alguma necessidade educacional especial. Segundo a diretora de Programação e Controle, professora Mara Gomes, essa informação auxiliará no futuro acompanhamento do estudante. “A partir daí, faremos diagnóstico que auxiliará o processo de aprendizagem desse aluno”, afirma.
 
Interessados em vagas para escolas rurais não serão atendidos pelo 156. Nesse caso, deverão dirigir-se à própria escola para pleitear a vaga. Interessados em vagas para creches, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Centros de Línguas também não serão atendidos pelo 156. Para cada caso há uma orientação específica.
 
Depois do processamento das informações, o resultado poderá ser encontrado, a partir do dia 30 de dezembro, pelo 156 ou pelo site www.se.df.gov.br e os alunos ainda receberão carta da Secretaria de Educação indicando a escola onde deverão efetivar a matrícula. “É importante lembrar que o Telematrícula somente reserva as vagas para os alunos. Em janeiro, de 9 a 27, os pais e responsáveis terão que efetivar a matricula diretamente na escola indicada”, explica Mara Gomes. Segundo ela, mesmo depois do período de efetivação, serão disponibilizadas vagas remanescentes de 7 a 10 de fevereiro, caso algum estudante não tenha conseguido entrar em contato com o 156, por estar viajando ou por algum outro motivo.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br