Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/04 às 12h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h46

Telematrícula inscreve até 3 de dezembro

(04/11/2004 – 09:15)

O Telematrícula, sistema que entrou em operação no último dia 1º e vai até o dia 3 de dezembro, acabou com as filas nas portas das escolas do DF, com a vantagem que o interessado tem à sua disposição o período inteiro para fazer sua ligação, do conforto de sua casa ou do escritório. Para o programa , totalmente automatizado, não há diferenças entre o cidadão que liga e se inscreve no primeiro dia para aquele que liga nos últimos dias. Segundo a Codeplan, empresa centraltelematricularesponsável pela operacionalização da central, o importante é que se respeite o período de inscrições – de 1º de novembro a 03 de dezembro – e seus horários de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 7 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados, de 8 às 18 horas.

Segundo a Companhia, a experiência de outros anos tem mostrado que nos primeiros dias de funcionamento existe uma demanda maior por parte dos interessados exatamente pelo desconhecimento das pessoas na automação de todo o processo.  

Com o Telematrícula, o pai interessado em matricular seu filho na rede pública de ensino deverá ligar para o número 156 e, em seguida, escolher a Opção 1.  Um atendente vai solicitar informações como o nome da criança, data de nascimento, nome dos pais ou responsáveis, endereço e telefones para contato. É preciso informar ainda a escola de preferência, podendo ser a mais próxima de casa ou do trabalho.  Neste ano, o Telematrícula traz uma novidade que é a solicitação ao pai ou responsável de informações sobre se o futuro aluno é portador de alguma necessidade educativa especial.  

Segundo a Secretária de Educação, Maristela Neves, “os pais não precisam ter pressa, porque o fato de ser o primeiro ou o segundo a ligar nada significa. A expectativa é de atendermos a todos, e neste ano, com uma preocupação ainda maior, que é garantir a matrícula das crianças com 4 e 5 anos de idade”, explica a secretária, que faz um alerta aos pais no sentido de fornecerem o endereço correto, inclusive com o número do CEP, pois é por ele que os computadores indicarão a escola, com vagas, mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos pais.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br