Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/10 às 18h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h46

Telematrícula para Educação Especial começa nesta segunda, 25/10

(25/10/2010 – 15:46)

Os pais, responsáveis ou o próprio estudante com deficiência e TGD (transtorno global do desenvolvimento), se tiver 18 anos, podem ligar para o Telematrícula, telefone 156 opção 2, entre 25 e 31 de outubro para inscrever-se. De 3 a 14 de janeiro, a matrícula deverá ser efetivada na secretaria da escola

Primeira fase

Os pais, responsáveis legais ou o próprio estudante, caso tenha 18 anos completos, podem ligar para o Telematrícula 156, opção 2, entre 25 e 31/10. A antecipação vale para inscrições de novos estudantes com deficiência e TGD que buscam atendimento na Educação Infantil de 4 e 5 anos, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio

A Educação Especial oferece atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência e TGD (transtorno global do desenvolvimento). Este último engloba autismo, Transtorno de Rett (anomalia genética que compromete progressivamente as funções motora e intelectual), Transtorno de Asperger (transtorno do desenvolvimento cerebral caracterizado por deficiências na interação social) e transtorno degenerativo da infância.

Dicas de serviço da 1ª fase

O atendimento do Telematrícula, telefone 156 opção 2, vai das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados.

Para facilitar a inscrição, ao ligar para o 156, é preciso ter em mãos as seguintes informações:

 . nome completo do aluno,
 . data de nascimento (dia, mês e ano),
 . nome da mãe,
 . tipo de deficiência ou TGD,
 . endereço completo, com o CEP (Código de Endereçamento Postal). O CEP pode ser o da residência ou do trabalho do responsável ou do próprio aluno, quando maior de idade.

Segunda fase

A segunda fase ocorrerá entre 3 e 9/11, período no qual os pais ou responsáveis, acompanhados do estudante, devem comparecer à Diretoria Regional de Ensino – DRE a qual está vinculada a escola onde o aluno foi inscrito. Esta etapa é a que permitirá o planejamento do atendimento para o ano letivo de 2011.

ATENÇÃO: A DRE entrará em contato com os pais, responsáveis legais ou o próprio estudante, caso tenha 18 anos completos, informando o dia para apresentação dos documentos necessários.

Dicas de serviço da 2ª fase

Os pais ou responsáveis deverão ter em mãos os seguintes documentos, para apresentação na DRE:

 . certidão de nascimento e/ou RG do estudante, .
 . RG dos pais ou responsáveis legais,
 . histórico escolar (para aqueles que já frequentaram a escola), bem como quaisquer documentos relacionados à vida escolar do estudante,
 . laudo médico e quaisquer outros comprovantes do quadro clínico do estudante.

Terceira fase

A inscrição pelo Telematrícula, telefone 156 opção 2, e o comparecimento à DRE não garantem a vaga. O estudante só terá a vaga assegurada por ocasião da Efetivação da Matrícula, que ocorrerá entre os dias 3 e 14/1/2011.

Fonte: Ascom/Secretaria de Educação

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br