A Codeplan realizou hoje, 28, mais uma edição do projeto Portas Para o Futuro. O tema escolhido foi “Missão Cruls: uma strategia de divulgação”, apresentada pelo professor, doutor e cineasta Pedro Jorge de Castro.
A Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, também conhecida como Missão Cruls, foi uma expedição liderada pelo engenheiro belga Louis Ferdinand Cruls, com a finalidade de demarcar a área do futuro Distrito Federal.
Apesar de a missão ter se iniciado em 1892, demorou décadas para que a construção da futura capital brasileira fosse realizada, fato que só ocorreu em 1956, no governo de Juscelino Kubistchek.
O professor contou um pouco do projeto coordenado por ele, “Missão Cruls, uma trajetória para o futuro”, formado por professores, mestre e doutores. O grupo repetiu o trajeto realizado pelos membros da Missão Cruls em 1892 e chegou em Brasília após 17 dias de viagem.
O projeto também realizou palestras e uma exposição sobre a Missão, exibindo fotos e documentos sobre a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. A iniciativa percorreu o país por 11 capitais, de Porto Alegre a São Luiz do Maranhão.
O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, se disse muito agradecido pela “aula” dada pelo professor. Segundo Lucio, “é importante ter essas atividades em que se recupera a trajetória da história. A preservação da memória é fundamental para entendermos o presente, e a partir disso delinear perspectivas para o futuro”.
Texto: Nilva Rios, com Ana Carolina Alves
Foto: Toninho Leite
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br