Em 2016, a Ouvidoria Geral do Distrito Federal lançou o 1º Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, cuja premiação ocorreu no dia 06 de dezembro, no auditório da OAB-DF, após palestra aos ouvidores, agentes de planejamento e representantes das Assessorias de Comunicação do Governo do Distrito Federal, sobre a importância do trabalho de Ouvidoria.
No evento, o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, enfatizou a importância do trabalho dos servidores: “O trabalho do ouvidor têm um enorme valor! Quando uma demanda chega à ouvidoria do seu órgão e o ouvidor dá o tratamento necessário, isso demonstra a preocupação e o respeito com os cidadãos”.
O concurso foi realizado em parceria com o Conselho de Transparência e Controle Social – CTCS, com o objetivo de reconhecer as melhores práticas de ouvidoria realizadas pelos órgãos e entidades do Distrito Federal. A Codeplan foi premiada na Categoria – Ações em Parcerias, pela pesquisa realizada para o Serviço de Limpeza Urbana – SLU, na qual os serviços prestados pela autarquia foram avaliados pela população. Pelo trabalho, foram premiados o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Bruno Cruz, e o Ouvidor do SLU, Bruno Marques, com a entrega de uma placa e certificado institucionais.
Segundo o ouvidor-geral, “a premiação das melhores práticas foi importante para valorizar o trabalho das ouvidorias. Esse concurso servirá de incentivo para o próximo ano, para que todos busquem melhorar o serviço e implantar novos projetos”.
Abaixo, os demais vencedores do concurso:
Categoria – Administração Regional
– Ouvidoria: Administração Regional de Santa Maria.
– Ouvidora: Zilmar Dantas Fernandes – “A melhor forma de fazer um bom trabalho é amando o que se faz. Em equipe conquistamos o sucesso coletivo com o foco no cidadão.”
– Prática: “Revitalização da Pista de Bicicross de Santa Maria”, que foi reformada após o atendimento das manifestações do tipo ‘Solicitação’ dos moradores da região.
Categoria – Secretaria de Estado
– Ouvidoria: Secretaria de Estado de Educação.
– Ouvidora: Evelyne Cunha – “A premiação é resultado do trabalho em equipe da Ouvidoria da Secretaria de Educação como dos demais setores desse órgão que apoiam as atividades e possibilitam um trabalho coeso. Ademais, o prêmio representa o sucesso das parcerias com a Ouvidoria Geral do DF e a Ouvidoria do MPDFT e a gratidão aos cidadãos atendidos, que nos proporcionam esse reconhecimento.”
– Prática: “Excelência no Atendimento ao Público”, que consiste na promoção e extensão do curso para os servidores da Secretaria de Estado de Educação.
Categoria – Entidades – Autarquias e Empresas Públicas
– Ouvidoria: Serviço de Limpeza Urbana – SLU.
– Ouvidor: Bruno Marques – “Ficamos felizes pelo reconhecimento do trabalho, mas quem realmente ganha é o cidadão de Brasília.”
– Prática: “Ouvidoria Junto: De Olho na Coleta”, no qual consiste na parceira com as Administrações Regionais, mobilizando lideranças comunitárias e população local, para acolher as demandas dos moradores das regiões administrativas sobre o cronograma coleta convencional.
Nilva Rios, com Ascom/Ouvidoria Geral
Foto: Ouvidoria Geral
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