Júlio Miragaya : Doutor em Desenvolvimento Econômico Sustentável (UnB), Presidente da Codeplan e Conselheiro do Conselho Federal de Economia
Após a grave crise vivida em 2010, o Distrito Federal saiu do atoleiro e tem muito a comemorar: a recuperação da máquina pública; a regularização da situação de inadimplência que possibilitou a implementação de políticas públicas federais; a implantação de novas políticas públicas distritais, notadamente na área social, e a realização de investimentos em níveis sem precedentes com recursos próprios e do Governo Federal, como a BRT Sul e o Programa Asfalto Novo.
Como resultado de tudo isso, o DF comemora hoje a quase total erradicação da pobreza extrema e do analfabetismo; a geração de 150 mil novos empregos, e o que é mais importante: a redução da desigualdade social.
A partir de 2003, as políticas públicas federais voltadas para a população mais pobre levaram ao aumento substantivo da renda das famílias no Brasil. Não se tratou de crescimento apenas, mas de crescer distribuindo renda. Entre 2000 e 2010, o Índice de Gení (quanto menor, melhor a distribuição da renda) caiu de 0,57 para 0,50. Mas enquanto o Brasil avançava, o DF andava para trás. Sob governos de direita e de oposição a Lula, a geração de empregos era baixa e, o mais grave, a desigualdade na distribuição da renda piorava. Sim, entre 2000 e 2010, o Índice de Gení caiu no Brasil e em 24 dos 27 estados, piorando no Amazonas, Roraima e no Distrito Federal, este levado à triste condição de pior distribuição de renda em todo o Brasil, com o índice de 0,60. Esse foi o verdadeiro legado dos Governos Roriz e Arruda: concentração da renda nas mãos dos ricos.
Contudo, a partir de 2011, com a implementação no DF das políticas públicas federais e com as novas políticas sociais implantadas pelo GDF, conseguimos reverter a vergonhosa tendência de concentração de renda. Em 2012, o Índice de Gení no DF caiu para 0,57, ou seja, não mais andamos na contramão do Brasil.
Jornal de Brasília,15.05.2014
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br