Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/11/17 às 20h18 - Atualizado em 29/10/18 às 12h07

Brasília em Números recebe atualizações

COMPARTILHAR

A Codeplan apresentou na última terça, 14, as novas versões das ferramentas Monitor do Mercado de Trabalho (MMT) e Pesquisas SIEDF,  ambas integrantes do portal em desenvolvimento pela Companhia para o Sistema de Informações Estatísticas do Distrito Federal (SIEDF), definido por meio do decreto 38.141, publicado no dia 24 de abril deste ano, no Diário Oficial do Distrito Federal. O sistema constituir-se-á em um grande repositório de informações, formado a partir do compartilhamento de informações ou banco de dados de vários órgãos do GDF, das pesquisas da própria Codeplan e instituições parceiras. As ferramentas podem ser consultadas, a partir de qualquer dispositivo, no endereço http://brasiliaemnumeros.codeplan.df.gov.br/ ou seguindo o banner do Brasília em Números, neste site, ou nos portais do GDF e Secretaria de Planejamento, Gestão e Orçamento.

Lucio Rennó, presidente da Codeplan, destacou a importância do relançamento das ferramentas, especialmente do MMT, uma demanda da então Secretaria do Trabalho, em 2015, pensando no esforço de capacitação do mercado de trabalho no Distrito Federal. “A ideia do MMT é exatamente esta de mostrar quais são as profissões que estão contratando mais e as que estão remunerando melhor, servindo de instrumento tanto para a sociedade, especialmente o jovem que está em busca de uma vaga ou de se qualificar melhor, como para as agências de fomento”. Destacou, ainda, a inovação que a Codeplan fez naquela época e, agora com a nova interface, Rennó espera que a contribuição seja ainda maior para a sociedade e para o trabalho da órgãos públicos voltados para o mercado de trabalho, em especial da Secretaria Adjunta do Trabalho que vem desenvolvendo um trabalho de capacitação e inserção de pessoas no mercado de trabalho bastante significativo em sua opinião.

Thiago Jarjour, secretário adjunto de Trabalho do DF, parabenizou a Companhia pelo desenvolvimento das ferramentas pois ela ajuda na compreensão dos dados. “A integração das bases de dados e seu cruzamento são importantíssimos”, destacou ele referindo-se à implantação do SIEDF. Jarjour apresentou um balanço rápido do programa Qualifica Mais Brasília, dizendo que em 2016 o programa superou todas as metas e expectativas da secretaria. Durante o ano, 32 mil pessoas se matricularam, 12 mil conseguiram concluir os cursos e 50% se declararam empregados após a conclusão dos cursos de qualificação.  Segundo ele, o êxito do programa se dá porque utiliza a criatividade, a inteligência, a tecnologia e inovação do Século 21 para trazer conforto ao cidadão, em um portal de qualificação na modalidade de ensino a distância.  

Alexandre Silva, coordenador técnico das plataformas para o sistema, destacou que cerca de 60% do SIEDF encontra-se pronto com a implantação das novas versões das duas ferramentas, destacando que todo o desenvolvimento foi realizado por técnicos da Codeplan, utilizando software livre e um padrão de unificação das plataformas, com base em API – Aplication Programming Interface, de forma que todas sejam capazes de buscar informações em qualquer base de dados. “Agora, os dados sobre mercado de trabalho e das pesquisas socioeconômicas ficaram mais amigáveis e abrem em qualquer dispositivo, facilitando a consulta e extração de informações pelos usuários de acordo com as necessidades particulares de cada um”, concluiu ele.  

Texto: Nilva Rios

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br