Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/12 às 15h18 - Atualizado em 29/10/18 às 12h02

Codeplan divulga dados sobre o Lago Norte

COMPARTILHAR

 (15/06/2012 – 12:18)

PDADLagoNorteA120615

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou, no dia 14/06/2012, os novos dados socioeconômicos da área urbana do Lago Norte.

Com uma população estimada de 32.379 habitantes para 2012, o Lago Norte é a 27ª Região Administrativa a ter seus dados divulgados pelo projeto Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD.

São 47,6% homens para 52,4% mulheres, sendo que, em 2012, a pesquisa revelou que 22,7% das mulheres são chefes do domicílio e a renda domiciliar média mensal é de R$ 14.565,00.

Quanto à população moradora natural do DF é de 38,2%. Do sudeste, são 49,1%, e os estados mais representativos são Minas Gerais, com 23,8%, Rio de Janeiro, 13,5% e Goiás, 11,0%. Os idosos somam 19,8% contra 7,4% do DF, apesar de a taxa média geométrica de crescimento anual da RA XVIII ser de 4,4%, superior à do DF, que é de 2,3%.

A população da RA é ocupada principalmente na administração pública, com 47,9%. No comércio, são 9,3%. No Lago Norte, 63,1% têm o ensino superior completo.

O presidente em exercício da Codeplan, Salviano Guimarães, ressaltou que a região tem um equilíbrio socioeconômico importante. “Temos a maior renda per capita entre as regiões pesquisadas até o momento. Pode ser que o Lago Sul supere o Lago Norte. A pesquisa mostra que mais de 60% têm curso superior, é a região com menor índice de analfabetismo e com 19,8% das pessoas com idade superior a 60 anos. A casa própria é o tipo de residência predominante na região”, afirmou o presidente. Ele destacou também que a infraestrutura no local é boa. “Do total de domicílios, 98% são atendidos pelo serviço de rede geral de abastecimento de água. E outro dado importante é que, são 91 homens para cada 100 mulheres”, finalizou o presidente, defendendo ainda que é preciso facilitar a mobilização na região.

Para o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Júlio Miragaya, no Lago Norte, o congestionamento na região pode ser explicado pela grande maioria (85,7%) que mora no local e trabalha na RA Brasília. “Outra característica apresentada é que 20% da população é constituída de aposentados. A população negra soma 9,9%. É a RA que tem maior percentual de pessoas que não têm religião. A ocupação da população urbana está concentrada no serviço público Federal e Distrital”, afirmou o diretor com base na pesquisa.

“A Codeplan está de parabéns pelos dados”, foi o que disse o administrador do Lago Norte, Édio Gleiser, sobre a pesquisa realizada.  “É por meio de pesquisas como essa, que se traduz os anseios da população. Com dados, é possível planejar boas escolas públicas, por exemplo, saindo da política de governo passando para a política de Estado. O índice de criminalidade na região é baixo, mas faltam opções de teatro, lazer e o problema do trânsito é inquestionável. Os dados são positivos, mas ainda há muito a ser feito e vamos fazer”, defendeu o administrador.

Confira, abaixo, a pesquisa na íntegra

PDAD Lago Norte


Fotos: Toninho Leite

Ascom/Carolina Goulart – Eliane Menezes

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br