Decreto editado no final de outubro de 2018 tornaram oficiais no GDF as pesquisas socioeconômicas cujos resultados poderão servir de subsídios estratégicos para o planejamento governamental de políticas públicas
A Galeria Israel Pinheiro, no Palácio do Buriti, foi o cenário para as divulgações das Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (PDAD 2017/2018) e Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílio (PMAD), de cinco municípios de Goiás: Águas Lindas, Cocalzinho, Padre Bernardo, Planaltina e Valparaíso.
Lúcio Rennó, presidente da Codeplan faz abertura do evento no Palácio do Buriti.
O anfitrião Lúcio Rennó, presidente da Codeplan, recebeu os convidados no Palácio do Buriti para a divulgação dos dados agregados do Distrito Federal e dos municípios goianos e na oportunidade lembrou a importância desse material para a elaboração de políticas públicas que atendam as reais necessidades da população.
Veja a declaração de Lúcio Rennó durante o evento.
A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) é uma pesquisa bianual feita pela Codeplan e apresenta um diagnóstico demográfico, social, econômico e urbano do Distrito Federal. A pesquisa já foi realizada nos anos de 2004, 2011, 2013 e 2015.
O gerente de Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Jusçanio Umbelino apresenta os dados coletados pela PDAD.
A versão da PDAD 2017/2018 traz informações mais detalhadas das características socioeconômicas, demográficas, de migração, condições de trabalho e renda, infraestrutura urbana, condições do domicílio, entre outros dados. O desenho amostral da PDAD permite apresentar os resultados apurados para o Distrito Federal como um todo e também com um relatório de cada Região Administrativa.
Veja gráficos e tabelas da apresentação da PDAD_2017-2018.
O gerente de Estudos Urbanos Sérgio Jatobá apresenta os índices coletados pela PMAD.
A Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD) avalia comparativamente os dados referentes ao número de moradores de cada um desses cinco municípios goianos da Região Metropolitana do Distrito Federal, o perfil dessa população, a renda per capita, a infraestrutura urbana, a rede hospitalar, o abastecimento de água entre outros indicadores socioeconômicos da região.
Veja gráficos e tabelas de apresentação da pesquisa da PMAD
Assim que concluídos, os resultados da pesquisa dos municípios serão divulgados no site da Codeplan.
Assista a íntegra da divulgação da PDAD 2017/2018 e PMAD
Reportagem, Ana Paula Cortes, da Codeplan
Fotos: Toninho Leite, da Codeplan
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br