Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/09/21 às 18h37 - Atualizado em 13/09/21 às 17h30

Codeplan e Fiocruz celebram convênio que cria rede de inteligência cooperativa no DF

Bolsistas devem levantar e compartilhar informações sobre estratégias comunitárias relacionadas à pandemia da Covid-19 em tempo real

 

A Codeplan e a Fiocruz Brasília firmaram nesta sexta-feira (10) o protocolo de intenções para a formalização de convênio para a criação da Rede de Inteligência Cooperativa. A rede tem como objetivo realizar o levantamento e compartilhamento de informações em tempo real, com relatórios que subsidiem os gestores públicos na tomada de decisões, sobretudo em momentos de crise, como é o caso da pandemia.

 

Com o convênio, que terá vigência de 24 meses e prevê a capacitação de nove (9) bolsistas, sendo oito (8) vagas para nível médio e uma (1) para nível superior, nos valores de R$ 1.310 e R$ 3.440, respectivamente, a Fiocruz capacitará bolsistas com curso de formação em pesquisa para que possam em campo verificar quais as estratégias comunitárias para a construção de territórios saudáveis utilizadas durante a pandemia, sejam elas de prevenção, cuidados pós-contágio, recuperação e até mesmo em prol da vacinação. “Vamos ter a chance de colocar agentes comunitários, pesquisadores comunitários e membros da comunidade para fazer essa investigação sobre o que está ao alcance dessa população para fazer durante a pandemia.”, explicou Renata Florentino, diretora de estudos urbanos ambientais da Codeplan.

 

Desde o início da pandemia a Codeplan participa ativamente do gabinete de crise do Governo do Distrito Federal, além de publicar semanalmente o boletim Covid 19, ferramenta que monitora a situação do DF. Diante disso, a Fiocruz que já é parceira da Companhia em outros projetos, sugeriu mais essa parceria. A pesquisa para a elaboração de dados locais precisos é fundamental para uma atuação cada vez mais assertiva diante de um desafio tão grande como a pandemia, como explica o presidente da Codeplan, Jean Lima. “Trabalhar com políticas públicas baseadas em evidências é a maneira mais assertiva de elaborar e implementar políticas públicas o mais próximo das ideais. Entender como se dão os processos comunitários a partir de comunidades locais é fundamental, não apenas no sentido de fomentar a pesquisa e permitir a elaboração de dados precisos como pela mobilização e capacitação de atores sociais transformadores. Além do mais, todos os dados serão repassados diretamente à pasta que tem maior interesse, a Secretaria de Saúde”. disse.

 

A parceria entre as instituições impulsiona ações que envolvem a ciência e o executivo. Os resultados serão encaminhados à Secretaria de Saúde para o aprimoramento do combate à Covid 19. Em nome da direção da Fundação em Brasília, Denise Oliveira disse ser louvável a realização desse projeto “Percebo que vamos utilizar a expertise da Fiocruz sobre o que é território sustentável, unindo o braço da ciência ao braço do executivo, do gestor. Se isso aproximar a ciência da população, na fila do pão, dentro do ônibus, fazer com que todos possam entender o que vamos produzir então será algo desafiador e necessário sobretudo para uma ciência que quer contribuir para transformar”.

 

Reportagem:  Assessoria de Comunicação Social – Ascom/Codeplan

Foto: Sérgio Velho Júnior, Fiocruz Brasília

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br