3/01/06 às 19h23 - Atualizado em 29/10/18 às 12h01

CODEPLAN e Secretaria de Educação comemoram sucesso do Telematrícula 2006

(03/01/2006 – 16:23)

Telematricula2006B1A Secretaria de Educação divulgou nesta sexta-feira, 30, em seu site, o resultado do Telematrícula, serviço executado pela CODEPLAN que efetua inscrições de alunos interessados em uma vaga no ensino público do DF, por meio do telefone 156.

De caráter social, o Telematrícula “156” foi criado em 1993 com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento à comunidade, com a eliminação das filas às portas das escolas. Seu uso proporciona maior eficácia no acompanhamento da oferta e demanda por vagas e matrículas. É destinado aos alunos que estão fora da rede pública de ensino. Os alunos inscritos pelo Telematrícula são encaminhados para escolas mais próximas de sua residência, do seu trabalho ou do trabalho dos pais. Com o Telematrícula foi eliminado também de vez, o “atendimento especial aos conhecidos”. No caso da zona rural, a matrícula deve ser feita na própria escola.

O Presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, ressalta que esse é um programa para os humildes, e lembra que em outros Estados, pais passam até três dias em uma fila de escola e muitas vezes não conseguem matriculá-los. Durval informou também, que o investimento do governo nesse projeto é de apenas oito centavos por criança, ou seja, não onera o Estado. Ele afirma ainda, que mesmo se esse investimento chegasse a oitenta centavos ainda não oneraria. “Isso não pode ser considerado um gasto, deve ser interpretado como um investimento na família e representa segurança aos cidadãos”, completa o Presidente da Codeplan. Durval ressalta ainda, que ninguém tem um Sistema de Gestão Educacional como o DF, reforçando a tese de que mais uma vez, o “GDF faz escola para as demais Unidades da Federação”.

Considerada um sucesso, a 13ª edição superou as expectativas de seus coordenadores. Durante os 35 dias de funcionamento, foram acolhidas 109.424 ligações, o que gerou 58.435 inscrições com intenção de matrícula para a rede pública em 2006. Para ter acesso ao resultado basta clicar no banner que está à direita da página da Secretaria de Educação na internet (Telematrícula 156), no site: http://www.se.df.gov.br/ escolher a opção desejada e digitar o nome ou o número da inscrição do aluno.

Quem não tiver acesso à rede mundial de computadores e residir em cidades que abriguem uma unidade do CITI – Centro Integrado de Tecnologia da Informação, as escolas de informática da CODEPLAN, pode se dirigir a estes locais e usar gratuitamente esse serviço, que está disponível de 8 às 20h a qualquer cidadão do Distrito Federal. Ou ainda comparecer, de 9 a 27 de janeiro, à Regional de Ensino ou aguardar carta indicando a escola onde confirmar sua matrícula. Caso algum estudante não tenha conseguido entrar em contato com o 156, por estar viajando ou algum outro motivo, depois do período de efetivação serão disponibilizadas ainda, vagas remanescentes de 7 a 10 de fevereiro. É só ficar atento ao calendário.

Segundo a CODEPLAN, o Telematrícula foi implementado em 1993, pela então Secretária de Educação Eurídes Brito. O Telematrícula operava com uma rede comum de telefones, o que gerava um barulho ensurdecedor, mas regado de muita dedicação e desprendimento dos voluntários, recrutados entre os próprios funcionários daquela Secretaria, que revesavam entre si, pleiteando uma folga de quatro dias, ao término das inscrições. À época, o Governador Joaquim Roriz atendeu a primeira ligação recebida pelo telefone 156, e do outro lado a senhora perguntou: -Alô, quem fala? Ele respondeu: -Aqui é o Roriz, e a senhora reclamou: -Brincadeira tem hora, e desligou o telefone”.

A Secretaria de Educação informa que para 2006 os alunos dos ensinos fundamental e médio terão 200 dias letivos. As aulas terão início no dia 20 de fevereiro e terminarão no dia 20 de dezembro. Mais informações na secretaria de Educação: 3224-4309 ou ligue 156, de segunda à sexta-feira, de 7h às 21h, fim de semana e feriado, de 8h às 18h.

SERVIÇO – Unidades do CITI: Ceilândia – QNN 13 A/E, Módulo “B”. Planaltina – Qd. 19 casa 300 Setor Tradicional. Santa Maria – Avenida dos Alagados, Área Central 1 Cj “H” Lote 01. Paranoá – A/E, Qd 02, Bl “D”. Brazlândia Avenida Balneário Veredinha, A/E – S/N (ao lado da EMATER e da Biblioteca) – Setor Tradicional. São Sebastião – Qd 104 Conjunto 5 Lote 10 – Bairro Residencial Oeste. Samambaia – QN 407/409 BL “D” Lote 01 – Prédio da antiga SAB. Candangolândia – Rua dos Transportes A/E nº 01. Incra 8 – Qd 15, Lote 2, próxima à Subadministração Regional. Recanto das Emas Qd 102, lote 02, Avenida Recanto das Emas.