9/04/13 às 23h17 - Atualizado em 29/10/18 às 11h59

Consultores da Jurong visitam a Codeplan

Jurong 02 400

Em missão a Brasília, consultores da Jurong, de Cingapura, reuniram-se hoje pela manhã com o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Júlio Miragaya, o diretor de Estudos e Políticas Sociais, Osvaldo Russo, o gerente da Base de Dados, Jusçânio Souza, e técnicos da empresa.
Após serem recepcionados pelo Coral Alegria, regido pela funcionária Ana Boccucci, os consultores realizaram apresentação à equipe da Codeplan sobre os estudos já realizados pela Jurong, em projeto contratado pelo Governo do Distrito Federal.

A consultoria apontou como objetivos fundamentais para o desenvolvimento da economia do DF a diversificação da estrutura produtiva do DF, com a redução relativa do peso do setor público em nossa economia, a partir da geração de empregos em outras atividades, notadamente a industrial; a necessária à redução das desigualdades na distribuição da renda, tanto em termos sociais quanto espaciais; bem como a melhor distribuição em todo o território do DF das atividades econômicas, hoje concentradas no Plano Piloto.

O planejamento concebido pela Jurong está focado, no curto-prazo, na estratégia de fortalecer as indústrias já existentes hoje no DF, como a de alimentos; no médio-prazo, no desenvolvimento de atividades de apoio a setores com alto potencial no Brasil, como o aeroespacial, o automotivo e o financeiro e, no longo-prazo, a proposta é que se busque atrair investidores para áreas como a de “tecnologias verdes”, nas quais o Brasil pode vir a ter liderança.

O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, realizou uma apresentação sobre diversos aspectos da estrutura econômica e social do DF e de sua área metropolitana (AMB), destacando também a necessária ampliação e modernização da oferta de infraestrutura econômica e a qualificação de mão-de-obra como pré-requisitos para a atração de investimentos produtivos e a instalação de um setor industrial mais robusto no Distrito Federal e AMB. Além disso, destacou a importância de que o planejamento não considere os projetos já previstos pelo Governo do DF, como os Polos JK e de Logística, a Cidade Aeroportuária e o Centro Financeiro, enfatizando que também é preciso pensar além do quadrilátero.

O presidente da Codeplan também ressaltou a importância de realizar estudos que viabilizem a implantação de uma bolsa de commodities agrícolas em Brasília, epicentro da mais promissora região agrícola do mundo, a Região Centro-Oeste. O planejador-chefe da Jurong, Raphael Teck Lee Chua, concordou que a proposição é promissora e disse que já vem sendo considerada em seus estudos. Chua destacou ainda a oportunidade de se instalar no DF uma Bolsa de Carbono, que se diferencie, por ser nacional, da já desenvolvida no Rio de Janeiro.

Texto:  Mariana Mainenti Gomes
Fotos: Toninho Leite