Taxa subiu 0,3 ponto percentual em relação a janeiro, mas segue tendência de anos anteriores
Ádamo Araujo, da Agência Brasília
A população desempregada no Distrito Federal, em fevereiro, foi estimada em 184 mil, três mil a mais em relação a janeiro — que foi 181 mil. O resultado equivale a 12,3% da população economicamente ativa. O índice é 0,3 ponto percentual superior em comparação ao primeiro mês do ano.
Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Com a Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo, as instituições divulgaram, nesta quarta-feira (25), a Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF).
De acordo com a supervisora técnica do Dieese, Adalgiza Lara Amaral, a taxa é comum para o período. “Após o aquecimento do comércio — um dos principais setores da economia no DF —, com as contratações temporárias no final do ano, a tendência é que funcionários saiam desses trabalhos e gerem elevação no desemprego. O aumento deve seguir e ser maior em março, quando praticamente todos os postos temporários são extintos”, explica.
Veja a íntegra da pesquisa aqui.
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br