Governo do Distrito Federal
25/01/22 às 12h26 - Atualizado em 25/01/22 às 16h42

Desemprego segue em queda no Distrito Federal

COMPARTILHAR

Segundo da Pesquisa de Emprego e Desemprego, no último ano houve queda de 2,4 pontos percentuais

 

O Distrito Federal está no caminho certo para a retomada da economia, conforme aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Codeplan e Dieese. Os resultados da pesquisa mostraram que a taxa de desemprego total diminuiu 2,4 pontos percentuais no último ano (dezembro 2020 a dezembro 2021), passando de 19,5% para 17,1%. No mesmo intervalo de tempo, a taxa de pessoas com 14 e mais englobadas no mercado de trabalho, sendo elas ocupadas ou desempregadas, conhecida como taxa de participação, cresceu de 65,1% para 65,7%.

 

A justificativa para a redução do contingente de desempregados nos doze meses foi o aumento do nível ocupacional (100 mil postos de trabalho) em superior ao acréscimo da População Economicamente Ativa – PEA (57 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho). Alguns setores como serviços, construção e comércio e reparação, graças a seus respectivos crescimentos, foram responsáveis pelo incremento na ocupação. Houve também um aumento do assalariamento no setor privado com e sem carteira assinada, do assalariando no setor público, do trabalho autônomo e do emprego doméstico, além do agregado em demais posições.

 

A Diretora de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, Renata Florentino, falou sobre os bons números da pesquisa. “Essa divulgação da PED traz dados positivos a respeito da dinâmica do mercado de trabalho no DF, principalmente da redução da taxa de desemprego (15,9%), mantendo a tendência de queda desde junho do ano passado e mostrando que apesar do cenário geral houve recuperação da renda para os 10% mais pobres da população ocupada do DF.”, disse. Florentino também citou sobre o aumento de trabalhos em regime de CLT. “Destaque não só para a redução do desemprego como para o aumento do contingente de trabalhadores do setor privado com carteira assinada, também é um dado importante, pois são trabalhadores mais protegidos da queda de rendimento.”, finalizou.

 

O DESEMPREGO NO QUARTO TRIMESTRE DE 2021

 

Nos últimos três meses de 2021, a taxa de desemprego total também apresentou queda de 18,4% para 17,1% da PEA. E a taxa participação retraiu de 67,2% para 65,7%.

 

Entre esses meses, o quantitativo de desempregados diminuiu devido ao decréscimo da PEA (43 mil pessoas saíram no mercado de trabalho) e da variação negativa nível ocupacional (menos 5 mil postos de trabalho). Esse resultado se deu devido a redução no números de postos de trabalho no comércio e reparação e, em menor proporção, na indústria de transformação, no assalariamento do setor público, entre empregados domésticos e no agregado demais posições.

 

DESEMPREGO NA PERIFERIA METROPOLITANA DE BRASÍLIA (PMB)

 

A taxa de desemprego total na Periferia Metropolitana de Brasília em um ano diminuiu, ao passar de 23,2% para 20,1% da População Economicamente Ativa (PEA). De acordo com o boletim PED, em dezembro de 2021, 128 mil pessoas estavam desempregadas na PMB, 10,5% a menos que em dezembro de 2020.

 

Neste período foi observado um aumento do nível de ocupação em maior que o crescimento da PEA, o que explica a queda do contigente de desempregados.

 

“Em dezembro, no Distrito Federal e na Periferia Metropolitana, a ocupação interrompeu um movimento de ascensão, que foi compensado pelo freio registrado no crescimento da Força de Trabalho. Ou seja, tivemos uma pausa da tendência esboçada em, praticamente, todo o ano de 2021 e o desemprego caiu por conta da saída de pessoas do mercado de trabalho. Mesmo assim, tivemos a menor taxa de desemprego total para o DF desde dezembro de 2015. Atualmente, alcançamos o patamar de 15,9%. A continuarmos nesta tendência, a tarefa para 2022 é clara – melhorar a qualidade dos postos de trabalho gerados”, explica a economista e Técnica do Dieese, Lúcia Garcia.

 

Acesse aqui:

Boletim Síntese PED-PMB_Dezembro

Boletim PED-AMB_Resultados de Dezembro 2020,_Setembro e Dezembro de 2021

 

Assista a apresentação da pesquisa no canal oficial da Codeplan no Youtube.

 

Reportagem: Kaszenlem Rocha, supervisão de Renata Nandes – Ascom/Codeplan

Foto: Tony Winston, Agência Brasília

 

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br