Júlio Miragaya
Presidente da Codeplan e Conselheiro do Conselho Federal de Economia
Nos dois últimos anos, houve redução do nível de investimentos públicos e privados no País. Não se discute a necessidade de aumentá-los, mas as alternativas de como fazer. A ampliação dos investimentos depende do grau de confiança do empresariado, da redução da taxa de juros ou da melhor calibragem da política de concessões públicas?
Observando a estrutura dos gastos públicos do Governo Federal, nota-se que, entre os cinco grandes grupos, houve uma relativa estabilização com “pessoal e encargos” e “custeio”; ampliação dos “gastos sociais” e de “isenções, desonerações e subsídios” e redução dos “gastos com juros”, embora este se mantenha num patamar elevado, de R$246 bilhõesem2013, ou5%do PIB. Como, então, deve se comportar a distribuição dos principais componentes dos gastos públicos para facilitar a retomada do crescimento?
A Constituição Federal de 1988 promoveu importante aumento da proteção social no Brasil. São programas sociais de transferência de renda, como o Bolsa Família; a ampliação e melhoria da cobertura previdenciária, no aumento do valor real do Salário Mínimo e na implementação de inúmeras políticas públicas. Tais medidas beneficiaram milhões de pessoas, mas incorreram em substantiva ampliação dos gastos governamentais. O governo deve manter, reduzir ou
Ampliar a proteção social no país?
A concessão de isenções fiscais, desonerações e subsídios, com o intuito de tornar as empresas mais competitivas e, assim, estimular a atividade produtiva, cresceu expressivamente nos últimos anos. O Governo deve manter, reduzir ou ampliara renúncia fiscal como forma de estimular a atividade produtiva no país?
Os gastos com juros da dívida pública, da ordem de quase R$ 300 bilhões (5,5% do PIB), sangram o orçamento público. Como reduzir os gastos com pagamento com juros da dívida pública?
Jornal de Brasília, 25 de dezembro de 2014
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br