12/01/06 às 14h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h50

Ouvidoria Itinerante permanece em Ceilândia até sexta-feira, mas na segunda, estaciona no Gama

(12/01/2006 – 11:20)

OuvidoriaInterna1Desde o dia 02 de janeiro, o caminhão da Ouvidoria Itinerante do GDF iniciou suas atividades de 2006. A unidade móvel irá percorrer vários pontos da cidade para atender às demandas da população. Porém, o local escolhido para esse início foi Ceilândia, a maior Região Administrativa do DF, onde permanece instalado até o próximo dia 13.

Até, o dia 10, os Relatórios da CODEPLAN apontaram 594 atendimentos dos mais diversos, dentre eles: Segurança pública com 108, registros, Área de educação, 90, Pavimentação asfáltica, 81, Área de saúde, 66, Limpeza pública, 46. O que chama a atenção é o pequeno número de solicitações de Benefícios do GDF, apenas 9, em um universo de aproximadamente 400 mil habitantes que Ceilândia abriga, hoje. Ou seja, a cidade está bem assistida pelo Governo do Distrito Federal.

Contando com parcerias da CODEPLAN, executora do Projeto, Administração Regional da Ceilândia e Corregedoria Geral do DF, o caminhão da Ouvidoria Itinerante chega pela quinta vez na cidade, com toda infra-estrutura necessária para registrar reclamações, sugestões, críticas, elogios, opiniões, solicitações de serviços e melhorias na cidade. A partir do dia 16 de janeiro, a Ouvidoria Itinerante estará à disposição da população do Gama, onde fica até o dia 31, depois segue para Brazlândia, no período de 01 a 10 de fevereiro e em seguida para Águas Claras, entre os dias 13 e 24.

Em 2005, o caminhão atendeu além das Regiões Administrativas, vários outros eventos como a tradicional Festa do Estados e Ações Sociais promovidas por vários outros Órgãos do próprio GDF, como também do Governo Federal. A unidade atendeu ainda, convites de Associações de Moradores, Prefeituras Comunitárias dentre outras não menos importantes. A proposta realizada pela CODEPLAN proporciona comodidade às localidades mais carentes do DF, evitando gastos que o cidadão teria com seu deslocamento até um Órgão de Governo, filas, além de uma possível situação de novos retornos desse cidadão, o que iria onerá-lo, ainda mais.

Desde 2002, quando foram atendidas 5.710 solicitações, somente no período de junho a dezembro, a Ouvidoria já é considerada um sucesso, pois está presente nos principais acontecimentos da Capital. Em 2003, foram acolhidos, 10.582, e, no ano seguinte, 13.975. A unidade móvel fechou 2005 com 15.269, portanto exibe um total de 45.536 atendimentos.

A Ouvidoria Itinerante conta com cinco posições de atendimentos, além de Servidor de Rede, equipamento que distribui para a Central todas as demandas apresentadas dos locais visitados. Essas demandas seguem, em segundos, para o banco de dados da Central Única de Atendimento Telefônico do GDF – Telefone 156. Além do Caminhão Itinerante, a população dispõe ainda de outros canais de comunicação com a Ouvidoria do GDF, como a Central 156, o portal da CODEPLAN: www.codeplan.df.gov.br, o portal do GDF: www.distritofederal.df.gov.br; o site da corregedoria: http://www.corregedoria.df.gov.br/, dentre outras.

Mais informações ligue 156 de segunda à sexta-feira, de 7h às 21h, fim de semana e feriado, de 8h às 18h.

Abaixo, as localidades em que a ouvidoria vai atuar em Ceilândia e no Gama.

Ceilândia de 12 a 13 de janeiro:

12 – QNP 38/40 Estacionamento da Feira do P Sul; e
13 – ADE – Área de Desenvolvimento Econômico.

Gama de 16 a 31 de janeiro:

16 e 17 – Setor Central – Estacionamento da Rodoviária
18 e 19 – Setor Leste – Quadra 50 20 – Assentamento Engenho das Lajes