26/10/21 às 13h58 - Atualizado em 26/10/21 às 13h58

Taxa de desemprego diminui no DF em relação ao ano passado

Redução foi de 0,7% nos últimos doze meses

A Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF), realizada pela Codeplan e o Dieese, e apresentada nesta terça-feira (26) pelo canal da Companhia no YouTube, mostra a redução de 0,7% na taxa de desemprego total na Capital nos últimos 12 meses, passando de 18,4% para 17,7%. No mesmo período, a taxa de participação — proporção de pessoas com 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas — aumentou, de 62,7% para 66,1%.

De setembro de 2020 a de 2021, o aumento na ocupação ocorreu por conta do crescimento nos serviços, no comércio e reparação e na construção; e, segundo a forma de inserção, do aumento no assalariamento no setor privado (com e sem carteira assinada), do trabalho autônomo e do emprego doméstico, além do agregado demais posições.

Para o presidente da Codeplan, Jean Lima, os dados são positivos e os números devem melhorar ainda mais. “Tivemos uma queda de 4 pontos percentuais na taxa de desemprego desde o auge da pandemia, um dado muito positivo. Além do mais com a ampliação da vacinação a tendência é de que a taxa de desemprego continue diminuindo”, explicou.

COMPARAÇÃO MENSAL (AGOSTO-SETEMBRO)

No período, o quantitativo de desempregados diminuiu, devido ao acréscimo de 14 mil postos de ocupação, que superaram a entrada de 7 mil pessoas no mercado de trabalho. O aumento do contingente de ocupados decorreu do crescimento no número de postos de trabalho na construção e no setor de serviços, assim como do aumento entre os assalariados do setor público, do setor privado sem carteira assinada e dos empregados domésticos.

A PED aponta para um movimento de recuperação mais significativo do mercado de trabalho local, com redução da taxa de desemprego total, resultante do expressivo aumento do nível ocupacional em praticamente todos os setores da economia do DF. O único segmento que ainda indica variação negativa é o da indústria de transformação. “Essa tendência de crescimento da ocupação no DF deve se manter nos próximos meses, período de sazonalidade positiva do mercado de trabalho (outubro – dia da criança e dezembro – festas de final de ano). Vale destacar que os níveis de rendimento ainda se mantém negativos (caíram no período de pandemia e mais recentemente foram impactados pelo aumento da inflação)” esclareceu Jusçânio Umbelino de Souza, gerente de Pesquisas Socioeconômicas.

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO

Divulgada na última terça-feira de cada mês, a PED apresenta os principais dados do mercado de trabalho dos últimos 12 meses. A publicação conta com informações acerca do desemprego, ocupação, rendimento médio e inatividade.

“Todos os meses, são visitados cerca de 2.500 domicílios em toda a área urbana do Distrito Federal, com a divulgação dos resultados por trimestres móveis – esta última divulgação, compreendeu os meses de julho, agosto e setembro. Com a pesquisa, são fornecidas informações por quatro grupos de Regiões Administrativas da Capital, além de dados detalhados segundo as características dos trabalhadores – como sexo, raça/cor da pele, setor de atividade e tipo de ocupação – tanto formais quanto informais”, afirma o chefe de gabinete da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Thiago Rosa.

Para mais informações, acesse aqui:

Boletim PED-DF

Boletim Síntese PED-PMB

Boletim PED-AMB_Resultado_3º Trimestre_2021

Assista apresentação dos resultados da pesquisa no Canal da Codeplan no YouTube.

Reportagem: Caio Matos com supervisão de Renata Nandes – Ascom/Codeplan

Foto: Tony Winston/Agência Brasília