Governo do Distrito Federal
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2/09/05 às 19h43 - Atualizado em 29/10/18 às 11h46

Trotes preocupam responsáveis pelo Samu

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(02/09/2005 – 16:43)

  Foto: Gerson Lucas/SES
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Com 10 dias de funcionamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu vem registrando um número alto de trotes, o que tem preocupado os responsáveis pelo projeto. Segundo o Secretário Adjunto de Saúde, Mário Sérgio Nunes, cerca de 70 a 80% das ligações no período foram trotes. “Sete pessoas estão deixando de ser atendidas pelo sistema, numa situação em que pode ser fundamental para a vida delas” diz o Secretário Adunto, que considera gravíssimo o que as pessoas estão fazendo. Ele informa ainda que todos os telefonemas estão sendo gravados e pede à população que colabore para o êxito do programa.
 
O Samu realiza assistência pré-hospitalar de emergência em vias públicas e domicílios e conta com 30 ambulâncias de atendimento básico e outras sete equipadas com UTIs. O serviço funciona de segunda a domingo, 24 horas por dia, e para acioná-lo basta ligar gratuitamente para o número 192.
 
Para garantir o pleno funcionamento do 192, a Secretaria de Saúde conta com a parceria da CODEPLAN que disponibilizou 52 atendentes, dois supervisores, um monitor e uma equipe de controle de qualidade composta por cinco técnicos, além de adequar e homologar o sistema operacional do Samu. A CODEPLAN tem larga experiência na área de call center, tendo sido pioneira, em 1984, ao lançar o Serviço de Atendimento ao Cidadão – Seaci, telefone 156. Para o Secretário Adjunto de Saúde, a participação da CODEPLAN na implantação do Samu foi fundamental. “Nós estamos fazendo adaptações no sistema de gerenciamento dos pedidos e liberação das ambulâncias quase que continuamente pelos técnicos da CODEPLAN que estão dentro do Samu”, informa o Secretário Adjunto.

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