A Codeplan divulga os resultados de seus projetos por meio de publicações, disponíveis em seu site, com acesso gratuito. Sob a forma de relatórios, estudos, sumários executivos e notas técnicas, elas trazem informações sobre o Distrito Federal, Área Metropolitana de Brasília (AMB) e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), sendo o resultado concreto das atividades desenvolvidas por suas três diretorias técnicas.
A seguir, conheça um pouco mais desses produtos.
Análises e Estudos Socioeconômicos
São oferecidas informações e estatísticas socioeconômicas, demográficas, populacionais, sobre o mercado de trabalho, Produto Interno Bruto (PIB), desempenho da atividade econômica do DF (Idecon), indicadores de preços e finanças públicas.
Quem pode acessar?
– Pessoa física, ou jurídica – gestores públicos e cidadãos comuns. Qual o prazo de Resposta? – Dados constantes no sítio da Codeplan podem ser acessados livremente e baixados por qualquer pessoa ou entidade. Dados não constantes no sítio levam até 20 dias a contar da data de manifestação do cidadão. O tempo médio de resposta da Codeplan tem sido de 8 dias. Qual o valor do Serviço? – Gratuito. Como solicitar os dados a Codeplan? – Utilize os requerimentos online de nossas plataformas listadas abaixo: Telefone: 162; ou ainda. Presencialmente mediante agendamento pelo telefone: 3342-1105 Qual a prioridade de atendimento? – Gestores de Instituições Públicas e cidadãos comuns. Para consultas e mais informações: utilize o telefone da ouvidoria – 3342-1105 |
Análises e Estudos de Políticas Sociais
Os produtos e serviços descritos abaixo fazem parte do portfólio da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DIPOS), que ainda não ofertou todos os produtos relacionados mas tem se capacitado para que possa oferecê-los com excelência.
a) Estudos Sociodemográficos:
. Projeções populacionais: Estudos que apresentam estimativas e projeções da população do DF para cada ano e sua distribuição por diferentes componentes demográficos ou geográficos, como região administrativa, sexo, faixas etárias etc.
. Análises sociodemográficas de grupos específicos: Trata-se da análise das principais características sociodemográficas de um determinado grupo populacional do Distrito Federal, em especial segmentos que demandam políticas sociais transversais como: idosos, crianças, mulheres, negros e jovens.
b) Construção de indicadores e índices:
. Os índices e indicadores sociais consistem em formas de medir e avaliar determinadas tendências, contextos e aspectos da realidade social. São modelos simplificados da realidade que facilitam a compreensão dos fenômenos, eventos ou percepções, de modo a aumentar a capacidade de comunicação de dados brutos e de adaptar as informações à linguagem e aos interesses dos diferentes atores sociais.
c) Estudos de tradução do conhecimento:
. Revisões rápidas: estudos de revisão sistematizada da literatura que demandam uma pergunta de pesquisa específica e apresentam evidências (estudos) que respondam à pergunta de interesse. Têm como características principais a flexibilidade e agilidade em sua construção.
. Síntese de evidências: estudos que apresentam opções de políticas públicas/intervenções para enfrentar um determinado problema. As opções são elencadas a partir de evidências (estudos) locais, nacionais ou internacionais que, por sua vez, são levantadas de acordo com uma metodologia sistemática e transparente que considera, entre outros aspectos, a qualidade metodológica desses estudos e sua adaptabilidade ao contexto local.
. Mapas de intervenção: mapas que consolidam as evidências disponíveis sobre diferentes intervenções e seus prováveis efeitos para determinado problema de política pública. Os mapas de intervenções servem para identificar a quantidade e a qualidade das evidências sobre determinadas políticas, auxiliando na identificação de lacunas existentes em relação a evidências para intervenções em problemas de gestão pública.
d) Estudos sobre implementação de políticas públicas sociais:
. Avaliação de processo/implementação de políticas sociais: analisa como têm se implementado os processos necessários para concretizar políticas sociais. Pode informar sobre como tem sido a entrega, se os produtos estão sendo entregues de maneira adequada e com qualidade, qual a percepção dos beneficiários e demais envolvidos na implementação.
. Avaliação de impacto de políticas sociais: busca identificar os impactos e efeitos resultantes de políticas públicas sociais em relação ao que fora planejado.
. Avaliação econômica de políticas sociais: busca responder sobre a relação entre custo e benefício de uma política pública social.
e) Pilotos de políticas públicas sociais alinhadas a insights comportamentais:
. Experimentos para testar se adaptações ao desenho de políticas públicas sociais alinhadas às ciências comportamentais de fato funcionam.
Quem pode acessar?
– Pessoa física, ou jurídica – gestores públicos e cidadãos comuns. Qual o prazo de Resposta? – Dados constantes no sítio da Codeplan podem ser acessados livremente e baixados por qualquer pessoa ou entidade. Dados não constantes no sítio levam até 20 dias a contar da data de manifestação do cidadão. O tempo médio de resposta da Codeplan tem sido de 8 dias. Qual o valor do Serviço? – Gratuito. Como solicitar os dados a Codeplan? – Utilize os requerimentos online de nossas plataformas listadas abaixo: Telefone: 162; ou ainda. Presencialmente mediante agendamento pelo telefone: 3342-1105 Qual a prioridade de atendimento? – Gestores de Instituições Públicas e cidadãos comuns. Para consultas e mais informações: utilize o telefone da ouvidoria – 3342-1105 |
Análise e Estudos Urbanos e Ambientais
Fornecer estudos e diagnósticos para avaliação das políticas urbanas e ambientais visando sua implementação e aperfeiçoamento, desenvolvendo para tanto, insumos nas áreas de:
a) Estudos Urbanos: estudos e pesquisas sobre as condições urbanas, voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, buscando políticas fundiárias e de habitação justas e de acesso a todos. Avaliação e suporte técnico da gestão do conjunto urbanístico da área tombada de Brasília.
b) Meio Ambiente e Sustentabilidade: estudos e pesquisas sobre conservação e preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento sustentável integrado. Análises dos serviços ecossistêmicos, avaliação da implementação de soluções baseadas na natureza, monitoramento da qualidade ambiental e dos impactos ambientais no âmbito do Distrito Federal.
c) Regionalização e Arranjos Metropolitanos: estudos e pesquisas sobre as relações do Distrito Federal com os municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB) e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), buscando apoiar a gestão das funções públicas de interesse comum entre os entes, para uma melhor integração e prestação de serviços à população.
d) Transportes e Mobilidade Urbana: estudos e pesquisas no âmbito do transporte público e ações de melhoria na mobilidade da população do DF, da AMB e da RIDE/DF.
e) Saneamento Ambiental: estudos e análises de dados sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e coleta de resíduos sólidos e seus impactos para o meio ambiente, trabalhadores envolvidos nessas atividades e a população do Distrito Federal.
f) Caracterização Urbana e Ambiental: estudos com foco nas Administrações Regionais e Unidades de Planejamento Territorial, que oferecem informações estatísticas, urbanas, ambientais e territoriais sobre as localidades. Alguns dos pontos abordados são: localização física, características geográficas, hidrográficas, topográficas; infraestrutura econômica e equipamentos públicos.
Quem pode acessar?
– Pessoa física, ou jurídica – gestores públicos e cidadãos comuns. Qual o prazo de Resposta? – Dados constantes no sítio da Codeplan podem ser acessados livremente e baixados por qualquer pessoa ou entidade. Dados não constantes no sítio levam até 20 dias a contar da data de manifestação do cidadão. O tempo médio de resposta da Codeplan tem sido de 8 dias. Qual o valor do Serviço? – Gratuito Como solicitar os dados a Codeplan? – Utilize os requerimentos online de nossas plataformas listadas abaixo: Telefone: 162; ou ainda. Presencialmente mediante agendamento pelo telefone: 3342-1105 Qual a prioridade de atendimento? – Gestores de Instituições Públicas e cidadãos comuns. Para consultas e mais informações: utilize o telefone da ouvidoria – 3342-1105 |
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br